Plaquinhas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Arte Egipcia, Grega, Romana e Desenhos de Observação


Oficina 11/07/14 e 19/09/14


Toda oficina começa com uma música e nesta vimos a música "Aquarela" de Toquinho. Veja o clipe abaixo!!!
 
 

Arte Egípcia

 A pintura egípcia era muito simbólica, suas características são desenhos de perfis, retos e duros, mas o olho e o troco eram desenhando de frente (Lei da frontalidade), os braços eram quebradinhos e chapados. Toda vez que desenhavam seguiam uma hierarquia, quanto mais importante a pessoa fosse, maior ela deveria ser pintada (EX. Faraó, sacerdotes, nobres, servos e o povo).  O povo ou os servos deveriam ser pintados como se estivessem reverenciando ou adorando o Faraó e em desenhos menores do que as pessoas mais importantes.
 


 

      
 
                                      
 

CURIOSIDADES:

 No Antigo Egito a pintura aplica-se a espaços arquitectónicos, especialmente àqueles relacionados com o culto dos mortos, como túmulos de faraós. Contudo, egípcios ricos tinham murais em casa, elaborados em estilos de rica textura. Outras pinturas podem ser encontradas em papiros e juntamente com hieróglifos.
Mesmo assim, a pintura cerimonial de tumbas é certamente a mais lembrada até hoje. Os antigos egípcios criaram pinturas para fazer da vida pós-morte um lugar agradável. Os temas incluíam a jornada para o outro mundo ou divindades protetoras que apresentavam o morto para os deuses do pós-morte. Algumas pinturas mostram as atividades que o morto gostava de fazer quando era vivo e que, certamente, gostaria de continuar fazendo por toda a eternidade.

 Importante criação dos Egípcios foi o papiro:

Foi por volta de 2500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. Para confeccionar o papiro, corta-se o miolo esbranquiçado e poroso do talo em finas lâminas. Depois de secas, estas lâminas são mergulhadas em água com vinagre para ali permanecerem por seis dias, com propósito de eliminar o açúcar. Outra vez secas, as lâminas são ajeitadas em fileiras horizontais e verticais, sobrepostas umas às outras. A sequência do processo exige que as lâminas sejam colocadas entre dois pedaços de tecido de algodão, sendo então mantidas e prensadas por seis dias. E é com o peso da prensa que as finas lâminas se misturam homogeneamente para formar o papel amarelado, pronto para ser usado. O papiro pronto era, então, enrolado a uma vareta de madeira ou marfim para criar o rolo que seria usado na escrita ou na pintura.
 

Planta de Papiro

 



ARTE GREGA


Na pintura, a expressão maior era a arte cerâmica. Os vasos gregos são muito conhecidos por seu colorido, sua harmonia, o equilíbrio de suas formas, a busca da perfeição. Utilizado em rituais religioso, tinham também objetivos funcionais, para armazenar água, vinho, azeite e mantimentos. Suas formas correspondiam estritamente ao seu uso. Suas pinturas reproduziam cenas cotidianas dos gregos e também passagens da mitologia grega.

Fonte: <http://www.infoescola.com/artes/arte-grega/>

         
                    
 
 

Os gregos cultuavam o belo, o perfeito, o movimento, idealizavam principalmente imagens perfeitas do ser humano.
 O escultor grego Policleto (Polykleitos em grego) criou um cânone* cuja a proporção de sete cabeças ou sete cabeças e meia (7½)  o artista grego obedecia a essas regras para obter uma representação bem proporcionada do corpo do homem ou da mulher e assim eles criaram um sistema perfeito para fazer suas pinturas e esculturas. Um modelo seria proporcionalmente perfeito e tido como símbolo de beleza se apresentasse essa medida.
* Cânones: Cânone ou cânon é uma palavra de origem grega que significa regra, padrão, modelo ou norma. Fonte:< http://blogartecedvf.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html>
 
   

Estátua do "Doríforo" e desenho da figura masculina seguindo ao esquema de Policleto.


 
 
 
 

MITOLOGIA GREGA:


A Mitologia Grega reúne um conjunto de lendas e mitos criado pelos gregos a fim de explicar alguns fatos, por exemplo, a origem da vida, a vida após a morte ou até mesmo os fenômenos da natureza. Além disso, a mitologia grega e suas narrativas fantásticas foi uma maneira encontrada pelos gregos para preservarem sua história. É importante ressaltar que a civilização grega era baseada numa religião politeísta, ou seja, eles cultuavam diversos deuses.

Fonte: <http://www.todamateria.com.br/mitologia-grega/>

A História do Nome de Ariadne:


 Mitologia grega

A princesa cretense Ariadne, filha do rei Minos e da rainha Pasífae. Ariadne acabou por se apaixonar pelo herói Teseu o qual acabou por ajudá-lo em sua missão de matar o Minotauro. Ariadne deu um novelo de lã para Teseu o qual o desenrolava a medida que avançava no labirinto. Após matar a fera, Teseu fugiu com Ariadne, mas para infortúnio dessa, ele acabou a enganando e a largou na ilha de Nexos, mas para sua sorte tal ilha era um dos refúgios do deus Dionísio. Em algumas versões do mito, Teseu fora persuadido pelo deus a desistir de Ariadne e ir embora. Dionísio acabou por se casar com ela e como presente, lhe dera uma coroa de ouro adornada com jóias. Quando Ariadne morreu na velhice, Dionísio transformou a coroa em uma constelação, como forma de perpetuar seu amor por aquela mortal. Fonte:http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2012/03/as-constelacoes.html

 
 
 

ARTE ROMANA


 Roma sempre invadiu e tomou lugares, pegavam o que achavam interessante e copiavam do entorno o que tinham de melhor, conquistavam outros povos e copiavam suas ideias.

Roma desde sua origem fora uma ávida consumidora e produtora de arte. Iniciando sua história sob o domínio Etrusco, desenvolveu uma arte que lhes era largamente devedora, a qual era por sua vez uma derivação da arte grega arcaica. Assim que conquistou sua independência entrou em contato direto com a cultura grega  clássico-helenista, passando a assimilar seus princípios em todos os campos artísticos, inclusive na pintura. Tornou-se uma praxe a cópia de obras célebres e a variação sobre técnicas e temas gregos, e, segundo os relatos, a produção era enorme, a importação de originais também e pinturas gregas eram presas altamente cobiçadas na esteira das conquistas militares.

 
 
Vídeo contando a história da arte e seus vários períodos.

Aprendendo a Fazer

Depois de descobrirmos um pouco mais sobre a arte dos povos antigos e de onde originou os vários movimentos culturais. Vamos praticar!!!
Treinar o olhar é a melhor forma de saber desenhar, é observando que vamos perceber detalhes que nos passam desapercebidos no nosso dia a dia.

Observação de frutas


 MATERIAL UTILIZADO


•Folha de desenho A3

•Carvão vegetal (a facilidade do carvão vegetal é que podemos apagar com o dedo se errarmos).

OBS. Se você não tiver este material pode ser utilizado folha de ofício, lápis de escrever e borracha.
Disponha diversas frutas a sua frente e comece observar seus detalhes, sua textura, suas linhas, sua cor, sua sombra, enfim todos os detalhes e tente passar o que você vê para o papel.
 Dica:  A luz e a sombra servem para dar volume nos desenhos.
 

 

Observação de Bichinhos de Pelúcia:

Da mesma forma que a observação das frutas acontece a observação dos bichinhos de pelúcia, o que mudou foi o material utilizado, confira abaixo:
 

MATERIAL UTILIZADO:


•Papel Vergê;

•Uma caixa de giz pastel a óleo;

Se você não possui este material pode utilizar folha de papel de ofício e lápis de cor;

 
Confira o trabalho dos alunos da 1º turma!!!

Confira o trabalho dos alunos da 2º turma!!!





 
 

 

 
 
 
 

 

 
 
 


 


 


 


 

 
 
 



 
 
 

 


 

 

 



 
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário